Cresce o número de pedidos de nacionalidade portuguesa

Ribeira, Vila Nova de Gaia, Portugal

Cresce o número de pedidos de estrangeiros para obtenção da nacionalidade portuguesa.

Segundo dados do Ministério da Justiça de Portugal, no primeiro semestre de 2019, deram entrada no pedido de nacionalidade portuguesa 90.274 pessoas.

No mesmo período de 2018 foram contabilizados 86.826 pedidos de nacionalidade.

A maioria dos pedidos foram feitos por brasileiros e venezuelanos, descendentes de cidadãos portugueses ou descendentes de judeus sefardistas.

Os principais motivos pelo aumento dos pedidos de obtenção da nacionalidade europeia são em razão de instabilidade econômica e política, aliadas ao aumento da violência no nosso país.

Com a alteração na lei da nacionalidade portuguesa em 2015, atualmente é possível a obtenção da dupla nacionalidade portuguesa aos filhos e netos de cidadão português nascidos no exterior.

Podem também requerer a nacionalidade as pessoas casadas ou convivente em união estável por igual período com os filhos e netos de nacional português, além dos descendentes de judeus sefardistas.

O pedido pode ser apresentado através do consulado português no local de residência do interessado ou diretamente em Portugal, podendo ainda ser representado por um advogado habilitado na Ordem dos Advogados em Portugal.

Deixe a sua dúvida ou sugestão sobre esse artigo em nosso e-mail: cksassoadv@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *